terça-feira, 1 de julho de 2014

Análise da Primeira Fase


Quantas emoções essa primeira fase nos proporcionou... a Copa do Mundo de 2014 já é diariamente propagada como a melhor Copa de todos os tempos. Não pela organização e nem tão somente pelo desfile de grandes craques.
Essa Copa tem apresentado muitas peculiaridades. Tem se mostrado surpreendente, derrubando os "fortes" e elevando os "fracos". Nas arquibancadas, uma sinergia jamais vista. Nas ruas, uma festa inimaginável. A integração e confraternização dos povos - segundo eles mesmo - nunca foi tão forte quanto agora, nas cidades e ruas do nosso Brasil.
Dentro de campo, as principais estrelas da "Constelação Copa" têm correspondido às melhores expectativas. Os jogos, ricos em emoção, tem nos surpreendido e encantado, com alto número de gols, viradas e jogadas de beleza e raça. Algumas seleções decepcionaram, como o trio Espanha, Itália e Inglaterra. Esses três países possuem as três melhores ligas de futebol do mundo, jogadores muito valorizados, tradição e completa infraestrutura esportiva. Todavia, nada disso adiantou. Buffon, Pirlo, Casillas, Xavi, Gerrard e Lampard poderiam formar uma hipotética seleção de melhores jogadores do Século XXI, mas a Copa 2014 pode ter sido o último - e triste - capítulo da carreira destes atletas.
Por outro lado, algumas seleções tem desfilado um futebol magnífico, praticamente impecável, casos de França e Colômbia, os melhores times da primeira fase. Não, nunca vi campanha de primeira fase ganhar título, a Copa, para quem quer vencer, começa agora! A partir das Oitavas é prova de fogo. Agora é que vamos ver se a Holanda vai continuar envolvente e fatal como tem se apresentado. Agora é que vamos ver se seleções favoritas como Brasil, Argentina e Alemanha, são realmente fortes ou se têm mais fama do que futebol. Agora é que vamos ver se as zebras são só zebras ou leões disfarçados. Agora é que vamos ver quem é craque e quem é estrelinha. É AGORA. O oba-oba diminui, a tensão aumenta e os batimentos cardíacos acompanham. Se a primeira fase já nos reservou grandes emoções, que dirá a partir de agora.


Abaixo, um pequeno histórico da primeira fase. E, claro, os palpites para as Oitavas:

SELEÇÕES
GRATA SURPRESA: Costa Rica

GRANDE DECEPÇÃO: Espanha

MELHOR TIME: França

PIOR TIME: Camarões


JOGADORES
GRATA SURPRESA: James Rodríguez

GRANDE DECEPÇÃO: Iker Casillas

MELHOR JOGADOR: Neymar Jr.

PIOR JOGADOR: Diego Costa


JOGOS
GRATA SURPRESA: Coréia do Sul 2x4 Argélia

GRANDE DECEPÇÃO: Bélgica 1x0 Rússia

MELHOR JOGO: Austrália 2x3 Holanda

PIOR JOGO: Irã 0x0 Nigéria

MELHORES JOGADORES: Neymar Jr; Karim Benzema; Thomas Muller; Robben; James Rodríguez; Lionel Messi; Van Persie; Alexis Sánchez.



PALPITE PARA AS OITAVAS:

BRASIL 3x1 CHILE
COLÔMBIA 2X0 URUGUAI
FRANÇA 3X0 NIGÉRIA
ALEMANHA 4X1 ARGÉLIA
HOLANDA 2X1 MÉXICO
COSTA RICA 2X0 GRÉCIA
ARGENTINA 3X1 SUIÇA
BÉLGICA 2X1 ESTADOS UNIDOS

9 comentários:

  1. Melhor jogador Neymar??? Disconcordo! Mas está entre os dez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neymar só não jogou bem contra o Chile. Decidiu praticamente sozinho todos os jogos do Brasil. No jogo contra o México só não decidiu o placar porque, como disse o Galvão Bueno, o Ochoa decidiu não deixar o Brasil ganhar. Ele tá jogando demais!

      Excluir
  2. Acertou todos os vencedores das oitavas... e eles provaram que na próxima Copa pode classificar só o primeiro de cada chave!

    ResponderExcluir
  3. O goleiro Howard provou que americano só é bom mesmo com as mãos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo hahaha! Mas não sejamos injustos, esse time dos EUA é muito organizado e até que sabe jogar. Klinsmann fez milagre...

      Excluir
  4. Olha aí, Júlio, como fazer a Copa durar um pouco mais e ser mais justa...
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1480194-como-fazer-duas-copas-do-mundo-em-uma.shtml

    Vamos escalar a nossa?
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1480222-so-quatro-jogadores-sao-unanimidade-nas-selecoes-dos-colunistas.shtml

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com esse novo método de "duas Copas em uma". Seria interessante pela questão de mais equipes ficarem mais tempo na competição. Mas em relação à "justiça", não concordo. O que é justiça no futebol? O que adianta estabelecer um sistema mais "justo" e continuar existindo erros de arbitragem, contusões inesperadas, imprevistos diversos... tudo isso acontece entre os times e interfere nos resultados que seriam "justos". Ainda tem aquela máxima "time A ganhou, mas não merecia porque o time B jogou melhor". NÃO EXISTE ISSO! Merece ganhar quem guarda mais bola na rede - seja do jeito que for. Senão, pode mandar fazer a taça pro nosso time de 82, pra Holanda de 74, pra Hungria de 54..! A "justiça" é inatingível no futebol. O jeito é fazer um método de competição que valorize a emoção e a diversão dos espectadores.
    Essa Copa - cheia de prorrogações, pênaltis e milagres improváveis - tá provando que o sucesso da Copa está na emoção, na surpresa, nas "injustiças". Se a gente for buscar a "justiça" na Copa, ela vai ficar chata e cansativa como a maioria das ligas de clubes que, para serem transformadas em " competições justas", ficaram tediosas e cansativas. Essa busca pela justiça matemática no futebol é chata e broxante.
    Outro ponto que dificultaria a implementação desse sistema é o tempo de competição. Certamente, aumentaria. Isso, para mim, seria ótimo, mas dificilmente passaria pela aprovação dos jogadores (que jogam praticamente dois anos seguidos sem férias para disputar a Copa), confederações, organizadores e etc.

    ResponderExcluir
  6. E, vamos sim, cadê a sua? A minha seleção é:

    COURTOIS (Bélgica); DAVID LUIZ (Brasil); YEPES (Colômbia); GODÍN (Uruguai); LUIZ GUSTAVO (Brasil); FELLAINI (Bélgica); JAMES (Colômbia); MESSI (Argentina); NEYMAR (Brasil); ROBBEN (Holanda); BENZEMA (França).

    Esses, para mim, foram os melhores até as Oitavas - considerando a montagem de um time no 3-4-3. Fiquei em dúvida entre Fellaini e Aránguiz e entre Benzema e Muller. E o Messi só tá aí porque escalei ele no meio, mas o Muller e o Van Persie estão jogando muito mais que ele. Mas o time é esse aí. É difícil fazer um time desse, tem ainda muitas menções honrosas... muita gente jogando muito! rs.

    ResponderExcluir