Essa Copa tem apresentado muitas peculiaridades. Tem se mostrado surpreendente, derrubando os "fortes" e elevando os "fracos". Nas arquibancadas, uma sinergia jamais vista. Nas ruas, uma festa inimaginável. A integração e confraternização dos povos - segundo eles mesmo - nunca foi tão forte quanto agora, nas cidades e ruas do nosso Brasil.
Dentro de campo, as principais estrelas da "Constelação Copa" têm correspondido às melhores expectativas. Os jogos, ricos em emoção, tem nos surpreendido e encantado, com alto número de gols, viradas e jogadas de beleza e raça. Algumas seleções decepcionaram, como o trio Espanha, Itália e Inglaterra. Esses três países possuem as três melhores ligas de futebol do mundo, jogadores muito valorizados, tradição e completa infraestrutura esportiva. Todavia, nada disso adiantou. Buffon, Pirlo, Casillas, Xavi, Gerrard e Lampard poderiam formar uma hipotética seleção de melhores jogadores do Século XXI, mas a Copa 2014 pode ter sido o último - e triste - capítulo da carreira destes atletas.
Por outro lado, algumas seleções tem desfilado um futebol magnífico, praticamente impecável, casos de França e Colômbia, os melhores times da primeira fase. Não, nunca vi campanha de primeira fase ganhar título, a Copa, para quem quer vencer, começa agora! A partir das Oitavas é prova de fogo. Agora é que vamos ver se a Holanda vai continuar envolvente e fatal como tem se apresentado. Agora é que vamos ver se seleções favoritas como Brasil, Argentina e Alemanha, são realmente fortes ou se têm mais fama do que futebol. Agora é que vamos ver se as zebras são só zebras ou leões disfarçados. Agora é que vamos ver quem é craque e quem é estrelinha. É AGORA. O oba-oba diminui, a tensão aumenta e os batimentos cardíacos acompanham. Se a primeira fase já nos reservou grandes emoções, que dirá a partir de agora.
Abaixo, um pequeno histórico da primeira fase. E, claro, os palpites para as Oitavas:
SELEÇÕES
GRATA SURPRESA: Costa Rica
GRANDE DECEPÇÃO: Espanha
MELHOR TIME: França
PIOR TIME: Camarões
JOGADORES
GRATA SURPRESA: James Rodríguez
GRANDE DECEPÇÃO: Iker Casillas
MELHOR JOGADOR: Neymar Jr.
PIOR JOGADOR: Diego Costa
JOGOS
GRATA SURPRESA: Coréia do Sul 2x4 Argélia
GRANDE DECEPÇÃO: Bélgica 1x0 Rússia
MELHOR JOGO: Austrália 2x3 Holanda
PIOR JOGO: Irã 0x0 Nigéria
MELHORES JOGADORES: Neymar Jr; Karim Benzema; Thomas Muller; Robben; James Rodríguez; Lionel Messi; Van Persie; Alexis Sánchez.
PALPITE PARA AS OITAVAS:
BRASIL 3x1 CHILE
COLÔMBIA 2X0 URUGUAI
FRANÇA 3X0 NIGÉRIA
ALEMANHA 4X1 ARGÉLIA
HOLANDA 2X1 MÉXICO
COSTA RICA 2X0 GRÉCIA
ARGENTINA 3X1 SUIÇA
BÉLGICA 2X1 ESTADOS UNIDOS
Melhor jogador Neymar??? Disconcordo! Mas está entre os dez...
ResponderExcluirNeymar só não jogou bem contra o Chile. Decidiu praticamente sozinho todos os jogos do Brasil. No jogo contra o México só não decidiu o placar porque, como disse o Galvão Bueno, o Ochoa decidiu não deixar o Brasil ganhar. Ele tá jogando demais!
ExcluirAcertou todos os vencedores das oitavas... e eles provaram que na próxima Copa pode classificar só o primeiro de cada chave!
ResponderExcluirO goleiro Howard provou que americano só é bom mesmo com as mãos...
ResponderExcluirÓtimo hahaha! Mas não sejamos injustos, esse time dos EUA é muito organizado e até que sabe jogar. Klinsmann fez milagre...
ExcluirOlha aí, Júlio, como fazer a Copa durar um pouco mais e ser mais justa...
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1480194-como-fazer-duas-copas-do-mundo-em-uma.shtml
Vamos escalar a nossa?
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1480222-so-quatro-jogadores-sao-unanimidade-nas-selecoes-dos-colunistas.shtml
Não concordo com esse novo método de "duas Copas em uma". Seria interessante pela questão de mais equipes ficarem mais tempo na competição. Mas em relação à "justiça", não concordo. O que é justiça no futebol? O que adianta estabelecer um sistema mais "justo" e continuar existindo erros de arbitragem, contusões inesperadas, imprevistos diversos... tudo isso acontece entre os times e interfere nos resultados que seriam "justos". Ainda tem aquela máxima "time A ganhou, mas não merecia porque o time B jogou melhor". NÃO EXISTE ISSO! Merece ganhar quem guarda mais bola na rede - seja do jeito que for. Senão, pode mandar fazer a taça pro nosso time de 82, pra Holanda de 74, pra Hungria de 54..! A "justiça" é inatingível no futebol. O jeito é fazer um método de competição que valorize a emoção e a diversão dos espectadores.
ResponderExcluirEssa Copa - cheia de prorrogações, pênaltis e milagres improváveis - tá provando que o sucesso da Copa está na emoção, na surpresa, nas "injustiças". Se a gente for buscar a "justiça" na Copa, ela vai ficar chata e cansativa como a maioria das ligas de clubes que, para serem transformadas em " competições justas", ficaram tediosas e cansativas. Essa busca pela justiça matemática no futebol é chata e broxante.
Outro ponto que dificultaria a implementação desse sistema é o tempo de competição. Certamente, aumentaria. Isso, para mim, seria ótimo, mas dificilmente passaria pela aprovação dos jogadores (que jogam praticamente dois anos seguidos sem férias para disputar a Copa), confederações, organizadores e etc.
E, vamos sim, cadê a sua? A minha seleção é:
ResponderExcluirCOURTOIS (Bélgica); DAVID LUIZ (Brasil); YEPES (Colômbia); GODÍN (Uruguai); LUIZ GUSTAVO (Brasil); FELLAINI (Bélgica); JAMES (Colômbia); MESSI (Argentina); NEYMAR (Brasil); ROBBEN (Holanda); BENZEMA (França).
Esses, para mim, foram os melhores até as Oitavas - considerando a montagem de um time no 3-4-3. Fiquei em dúvida entre Fellaini e Aránguiz e entre Benzema e Muller. E o Messi só tá aí porque escalei ele no meio, mas o Muller e o Van Persie estão jogando muito mais que ele. Mas o time é esse aí. É difícil fazer um time desse, tem ainda muitas menções honrosas... muita gente jogando muito! rs.
Rogério Ceni, Ganso e mais nove!
ResponderExcluir