terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Por que votar em Marina?

Ela não é "a melhor candidata", isso é realmente subjetivo e arbitrário. Nem a mais experiente ou a mais confiável. Eu voto em Marina Silva porquê ela representa aquilo que o Brasil mais almeja e precisa neste momento: mudança.

Seu discurso é o mais próximo da realidade brasileira. Não é o paraíso petista e nem o purgatório peessedebista. Ela se ausenta dos debates inócuos de seus adversários, que caçam acusações a todo custo para se bombardearem. Aécio ataca o "demônio Dilma", e Dilma rebate o "demônio Aécio".

Marina sabe reconhecer as virtudes das gestões anteriores e propôr novos avanços. Sua postura propositiva faz seus adversários parecerem dois tolos (de fato, o são). Ela representa a alternativa mais sensata à obsoleta política bipolar (PSDB e PT). O brasileiro já está cansado e desiludido com atual oligopólio. PT x PSDB já virou conto de sujo e mal lavado, seis por meia-dúzia. Até o mais leigo cidadão já se enojou de tal politicagem.

Os próprios coordenadores da campanha de Dilma identificaram o anseio da sociedade brasileira por mudança, e por mais contraditório que pareça, até incorporaram a palavra ao slogan da campanha: "Para o Brasil continuar mudando". Aécio, por outro lado, como era óbvio e previsível para um candidato de oposição, também se aproveitou do desejo de mudança do povo brasileiro. A cada duas palavras que profere em seus discursos, uma é "mudar". Inocentes, Dilma e Aécio mal sabem que, dessa forma, estão fazendo a melhor campanha possível para Marina. Sim, ambos têm razão: o Brasil precisa de mudança! Coisa que, de fato, eles não representam.

E por falar em slogans de campanha, a frase adotada pelo PSB é extremamente feliz: "Não Vamos Desistir do Brasil". Esse slogan, ao que parece, surgiu casualmente em entrevista concedida por Eduardo Campos ao JN, da Rede Globo, um dia antes de sua morte. A frase mais representativa das Eleições de 2014 é certeira, atinge a veia do sentimento coletivo do brasileiro: a insatisfação geral. Não somente é precisa, como consegue dar a resposta ideal ao problema. Uma miscelânea de esperança, fé, determinação e confiança. A frase deixa diversas entrelinhas: o Brasil tem solução! Pode melhorar! Vai mudar! Eu acredito! Confie em nós! Não vamos desistir do Brasil.

Como Marina, eu também enxergo um Brasil que nos últimos 20 anos avançou bastante, mas não o bastante. Reconheço a importância da política econômica eficiente do PSDB e a relevância da política social do PT. Todavia, nesse momento, o Brasil precisa ir além. É necessário reformar, modernizar, otimizar seus sistemas. É hora de mexer no vespeiro. Falo de reforma política e tributária. Falo de reestruturação do sistema de educação, de saúde, de segurança pública e de transportes. Falo de ideias inovadoras para o desenvolvimento socioeconômico. Falo de qualidade de vida.

Essas são as demandas mais urgentes do Brasil. Quem as atenderá? O PT que aí está há 12 anos e não o fez? O PSDB que passou ainda mais longe disso quando teve a oportunidade? Eles estão certos, é preciso mudar. Mudar as opções, mudar as discussões, mudar as ideias... mudar a forma de governança, inclusive. Menos partidarismo e mais nacionalismo. Menos interesses próprios e mais coletivos.

Marina é a candidata que une todos esses fatores. Se é possível mudar, se é possível desenvolver o Brasil, se é possível tornar o nosso país um lugar mais justo, seguro, moderno e estruturado, acredito que, nesse momento, ela seja a Presidente que melhor representa essa mudança. Por isso voto nela.

Ah, sim! Ela é Cristã, eu também. E isso não faz a menor diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário